Deni Zolin

Duplicação da Faixa Velha não está 100% pronta e segue sem previsão de conclusão

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas 15/08/2019
Nesse retorno, falta construir a alça pelo lado de fora da pista, para facilitar a manobra. Sem ela, carretas não conseguem fazer a volta

Quem acompanha a coluna já viu essa notícia há dois anos, mas quem não leu daquela vez vai estranhar a informação de que a duplicação da Faixa Velha de Camobi não está 100% pronta. Como assim, se os 4,3 km estão totalmente duplicados e sendo usados desde dezembro de 2018, quando o então governador José Ivo Sartori (MDB) veio a Santa Maria para inaugurá-la?

Mas é isso mesmo. Apesar de as quatro pistas terem sido entregues, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) não construiu três alças de retorno. Essas pistas ficam do lado de fora da rodovia e permitem que carro e caminhões façam o retorno e possam retornar à estrada com segurança. Falta construir duas alças no Pé-de-Platano (foto) e uma terceira, no sentido Santa Maria-Camobi, perto da curva que fica logo após o viaduto com a Avenida Osvaldo Cruz.

Estrada para São Martinho tem dia certo para começar. Confira os detalhes

Sem essas alças, carretas e caminhões mais longos acabam não conseguindo fazer a volta. Já houve vários casos de carretas que ficaram trancadas e levou um tempo até que conseguissem manobrar. Isso é perigoso, pois outros veículos podem não ver, à noite ou em dia de neblina forte, e bater nos caminhões parados e que interrompem o trânsito para tentar retornar.

As alças não foram feitas porque o Daer não tinha dinheiro, na época, para desapropriar parte dos terrenos para fazer as obras. Porém, agora que o governo do Estado lançou um grande plano de obras públicas e tem verbas devido à venda de estatais, a coluna voltou a cobrar pela realização dessas obras.

Nesta segunda-feira, o Daer respondeu o seguinte: "Ainda não houve acordo para as desapropriações necessárias aos acessos locais. Enquanto isso, a orientação é que os veículos maiores se desloquem ao retorno mais próximo e em condições mais adequadas para a realização da manobra." Ou seja, não tem previsão. Seguiremos cobrando.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moradores pedem mudança de local da praça de pedágio na RSC-287, no distrito de Palma Anterior

Moradores pedem mudança de local da praça de pedágio na RSC-287, no distrito de Palma

Empresários investem R$ 1,2 mi e geram mais 17 empregos em nova lanchonete Próximo

Empresários investem R$ 1,2 mi e geram mais 17 empregos em nova lanchonete

Deni Zolin